quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A dificuldade de emprego na área ambiental

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/07/2010, sobre empregos na área ambiental.

Áudio original disponível no site da CBN: http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/max-gehringer/2010/07/02/A-DIFICULDADE-DE-EMPREGO-NA-AREA-AMBIENTAL.htm

 Bom, as grandes empresas, públicas e privadas, têm preocupações ambientais, e montaram áreas específicas para isso. Já a quase totalidade de médio e pequeno porte, que perfazem mais de 90% das empresas brasileiras, não possuem ainda, áreas ambientais.

Embora o meio ambiente ganhe muitos e merecidos espaços na mídia, a quantidade de empregos gerados é bem inferior ao número de formandos. O curso é ótimo, tanto em propósito quanto em conteúdo. E o setor ambiental é muito atrativo, porque ele tem a ver com o anseio de muitos jovens, de ajudar a tornar o mundo melhor.

Porém, fica a dica que anseio e emprego são duas coisas bem distintas. Ao escolher um curso, qualquer curso, é necessário pesquisar se o mercado de trabalho irá absorver os formandos. Para fazer isso, basta uma pergunta: Quantas pessoas que eu conheço, trabalham nessa área? Se a resposta for nenhuma, esta já é uma clara indicação de que seria conveniente pensar melhor antes de tomar a decisão de fazer o curso.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário