quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Os mais impressionantes insetos do mundo

As formigas pote-de-mel acumulam néctar no abdomen, que incha de forma impressionante // Extreme Insects/HarperCollins (Extreme Insects/HarperCollins)
As formigas pote-de-mel acumulam néctar no abdomen, que incha de forma impressionante. É uma forma de explorar suas imprevisíveis fontes de alimento.

O macho do besouro girafa usa seu longo pescoço em rituais de acasalamento // Extreme Insects/HarperCollins (Extreme Insects/HarperCollins)

O inseto com o maior pescoço: O macho do besouro girafa ('Trachelophorus giraffa') usa seu longo pescoço em rituais de acasalamento. Já a fêmea usa o pescoço para cortar e enrolar folhas em forma de charuto, para então colocar ovos dentro dele.

As borboletas com asas de vidro são encontradas em todo o mundo // Extreme Insects/HarperCollins (Extreme Insects/HarperCollins)

As borboletas com asas de vidro são encontradas em todo o mundo, mas nas florestas tropicais, suas asas fazem com que elas pareçam invisíveis quando estão pousadas em folhas ou flores.

O mosquito se espalhou do sudeste asiático para a América do Sul e África através do comércio de pneus usados // Extreme Insects/HarperCollins (Extreme Insects/HarperCollins)

O inseto com a mais incomum forma de expansão de território: o mosquito 'Aedes albopictus', transmissor da dengue, se espalhou do sudeste asiático para a América do Sul e África através do comércio de pneus usados. Os pneus acumulam água da chuva, onde os mosquitos se procriam.

O besouro bombardeiro armazena substâncias químicas instáveis em glândulas abdominais // Extreme Insects/HarperCollins (Extreme Insects/HarperCollins)

O inseto mais explosivo: O besouro bombardeiro armazena substâncias químicas instáveis em glândulas abdominais. Se ameçado, ele pode liberar até 20 nuvens quentes e ardentes.

O inseto com o melhor exemplo de evolução: traças da espécie 'Biston betularia' // Extreme Insects/HarperCollins (Extreme Insects/HarperCollins)

O inseto com o melhor exemplo de evolução: As traças da espécie 'Biston betularia' são mais escuras em áreas poluídas e mais claras em florestas com ar mais puro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário