segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Bolsas Capes/Embrapa

Está aberto desde sexta-feira (21) o primeiro edital da parceria da Embrapa com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para oferta de 120 bolsas. A data limite para envio da proposta é 9 de março.
Será selecionado, por meio dessa parceria, até 2014, um total de 585 bolsistas de pós-graduação para desenvolver suas pesquisas em temas alinhados aos projetos financiados pelo Sistema Embrapa de Gestão (SEG), Agrofuturo e Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa (PAC Embrapa).
Nessa primeira fase, estão sendo oferecidas 20 bolsas de mestrado, com duração de 24 meses; 50 de doutorado, com duração máxima de 48 meses e com período facultativo no exterior (sanduíche) de 4 a 6 meses; e outras 50 de pós-doutorado, com duração de 36 meses.

As propostas
De acordo com o edital, serão elegíveis os projetos apresentados por pesquisador, doutor do quadro permanente de pessoal de Instituições de Ensino Superior (IES) ou institutos de pesquisa públicos ou privados, atuante em programa de pós-graduação stricto sensu aprovado pela Capes e associado a grupos de pesquisa da Embrapa.

Cada proposta poderá solicitar até oito bolsas, e não serão aceitas propostas que solicitem somente bolsas de pós-doutorado. As propostas deverão ser apresentadas em forma de projeto, seguindo roteiro explicitado no edital.

“A formulação desse projeto é muito simples, pois as informações básicas solicitadas já estão nos projetos desenvolvidos na Embrapa”, adianta Jefferson Carvalho, do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD).

O edital exige ainda o envio, junto com o projeto, de dois documentos. Um da Chefia-Geral de uma das Unidades da Embrapa, declarando ser possível a execução do projeto nas instalações sob sua responsabilidade e destacando a importância da parceria com o coordenador ou grupo proponente; e uma declaração da coordenação do programa de pós-graduação concordando com a execução do projeto e destacando a importância da parceria com a Embrapa para o programa.


Inscrição
A proposta deve ser encaminhada via Correios, impressa e em CD, para a Coordenação Geral de Programas Estratégicos da Capes (CGPE), no endereço SBN quadra 02, lote 06, Bloco L, 9° andar - CEP: 70040-020, Brasília – DF.
Dúvidas podem ser esclarecidas no CGPE, pelo (61) 2022-6310 ou cgpe@capes.gov.br.
Na Embrapa, Jefferson Carvalho (jefferson.carvalho@embrapa.br) e Rosana Leitão (rosana.leitao@embrapa.br) também estão disponíveis para esclarecimentos.
Para acessar o edital, clique aqui.

Resultados
A divulgação dos resultados será feita a partir de maio de 2011. Já a contratação dos projetos e a implementação das bolsas serão efetuadas a partir de junho deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário