sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

MEC aponta UniBH como melhor Centro Universitário de Belo Horizonte

Índice do MEC aponta UniBH como melhor Centro Universitário de Belo Horizonte
Mariana Pires – Árvore de Comunicação

De acordo com a avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC) – indicador de qualidade do ensino superior brasileiro – divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última semana, o Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) foi considerado o melhor centro universitário da Capital mineira e o segundo melhor Centro Universitário privado de Minas Gerais.

O pró-reitor de graduação do UniBH, professor Johann Lunkes, considera  o resultado do IGC como consequência dos esforços da Instituição. “A nota do Enade e o IGC são resultados da constante preocupação do UniBH com a qualidade de ensino, o investimento no corpo docente e na estrutura da Instituição”, destaca. “Para nós, significa que a Instituição é academicamente estruturada para dar uma sólida formação aos alunos, que o nosso empenho tem gerado resultados positivos e que cumprimos o compromisso com os princípios norteadores do UniBH: ser aberta, sustentável, sociável, inclusiva e ter qualidade”, enumera o professor.

Segundo o pró-reitor, o IGC tem muita credibilidade junto às instituições e aos alunos, especialmente os que vão ingressar no ensino superior. “Acompanhamos as avaliações, que são bem elaboradas, e os critérios são bastante claros. É o MEC dizendo que somos os melhores de Belo Horizonte”, reforça.

Avaliar para melhorar
Lunkes lembra que, no início dos anos 2000, os cursos eram avaliados pelo provão e que, em um novo momento, com a mudança de governo, o método de avaliação mudou para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). “Ainda assim, o foco permaneceu nos conceitos de cada curso individualmente”, explica o professor. “O IGC  traz a proposta de avaliar a instituição. A adoção deste tipo de avaliação está gerando um movimento positivo entre todas as instituições para a melhoria do ensino”, completa.

Como é calculado o IGC
O Índice considera a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação das instituições de ensino superior do país, levando em consideração um período de três anos. O último IGC divulgado pelo MEC refere-se ao período de 2007 a 2009.

Para o cálculo, são levados em consideração o Conceito Preliminar de Curso (CPC), na graduação, e a nota da Avaliação da Capes, para os cursos de mestrado e doutorado. O CPC inclui os desempenhos dos ingressantes e concluintes no Enade, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e variáveis como infraestrutura, corpo docente e programa pedagógico.
RANKING: Centros Universitários de Belo Horizonte
1- UniBH
2- Una
3- IMIH
4- Newton Paiva
RANKING: Centros Universitários de Minas Gerais
1-Unis-MG
2- UniBH
3- Una
4- UniLavras
5- UniLesteMG
6- Unifeg
7- IMIH
8- Uniaraxás
9- Universitas
10- Newton Paiva
11- Unifemm
12- Unipam
13- Unec
14- Uniformig
15- Unicerp
16- Unitri
Fonte: Inep/MEC. Veja a tabela completa de instituições em http://www.inep.gov.br/areaigc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário