sexta-feira, 19 de novembro de 2010

MOVIMENTO ECOLÓGICO pela criação do Parque Lagoa Seca.

A idéia da criação do Parque Lagoa Seca tem como objetivo principal proporcionar a nossa população de BH mais opções de lazer em áreas verdes protegidas, melhorando a qualidade de vida desta população e dando a ela cada vêz mais consciência da importância que a proteção ambiental tem na vida de cada um de nós, como fator de bem estar. A escolha do local onde hoje se encontra a Mineração Lagoa Seca veio a partir de uma constataçào in loco de que já não é mais viável a exploração mineral por parte desta mineradora, uma vez que isto já vem de longa data acarretando várias transgressões sociais e ambientais. O primeiro grande impacto é a total destruiçào do entôrno de nossa Serra do Curral, patrimônio natural e símbolo maior de nossa cidade. Outros impactos também se verificam, tais como o depressionamento e redução do lençol freático que alimenta as nascentes da região, poluição, explosões diárias, tráfego de caminhões pesados pelos bairros, etc. Já está definido pelo COMAM (Conselho Municipal de Meio Ambiente) que o destino desta área em 2012, quando expira o direito de lavra da Mineração Lagoa Seca, deverá ser direcionado para uso público coletivo. Ponto importante a destacar na criação deste parque é também a formaçào de um futuro corredor ecológico, que manteria futuramente liagadas as áreas do Taquaril, Mata da Baleia, Parque das Mangabeiras, Parque Paredão da Serra, Mata do Jambreiro, Vale do Sereno, Parque Lagoa Seca, Mata do Cercadinho e que irão formar um grande corredor maior com toda a Serra da Moeda onde já se encontram as Reservas da COPASA da Mata da Mutuca, Feixos e outras, além do nosso belíssimo Parque do Rola Moça. Nosso futuro Parque Lagoa Seca, sonho de milhares de belorizontinos que vivem ao redor da área, área com aproximadamente 5.000.000 de m2, que são os moradores dos bairros Belvedere, Sion, Anchieta, Comiteco e Mangabeiras deverá ser um parque considerado ecológico, de uso múltiplo, lazer e proteção ambiental, uma vêz que a total recuperação da área seria hoje,muito cara e práticamente inviável. 

As primeiras idéias levam a criação de um parque ecológico de uso múltiplo, ou seja, proteção ambiental das áreas recuperáveis e implantação de áreas de lazer onde já totalmente degradada. O novo parque teria 2 bonitos lagos, um que já se encontra formado e localizado na cava antiga de exploração da mina, este lago poderia fazer parte do sistema de proteção ambiental, e o outro bem maior a ser formado na cava da mina atual, que deverá ser ponto de referência, para ao redor se criar estrutura de lazer a populaçào, como pistas para corrida e caminhadas, jardins, praça de esportes para crianças e adultos, incluisve com um campo de pouso para parapents que poderiam usar uma plataforma de salto que poderá ser implantada no topo da serra ao lado das torres de televisão. Também próximo a este lago poderia ser instalado a sede do parque com área social e administrativa. Nas áreas de proteçào ambiental poderão ser construidas trilhas ecológicas. O local também deverá ser importante como laboratório de estudos de recuperação de áreas degradadas por minerações, que serviria como referência mundial. O parque teria 3 portarias, uma no Bairro Belvedere, outra na Vila Acaba Mundo/Sion e uma tereceira através do Parque Paredão da Serra. Um anti-projeto está sendo cogitado para podermos ter uma melhor idéia de como será o parque.Estamos buscando patrocínio e/ou voluntários que queiram aderir a causa e possam, com nossa orientação,fazer este anti-projeto. Este é o nosso grande sonho e convidamos a todos a nos ajudar a realizá-lo. Adriano Gomes Peixoto - Movimento Pro Parque Lagoa Seca 

****************************************

Amigos,domingo(21) é o dia do 2º Rally Fotográfico do Pro Lagoa Seca.
Vamos ajudar o Adriano nesta causa tão nobre. 
O Rally será no bairro Belvedere desta vez,Adriano informará com certeza onde será a concentração.
A princípio será na Praça Lagoa Seca.
Inscrição: R$10,00 feita na hora
Horário: 9 horas da manhã
Dia:21 Novembro 2010
Informações: ou Adriano:
 

Um comentário:

  1. A marcha da maconha em BH esta marcada.
    Será no dia 07/05/2011 as 16:20 hrs
    na praça da estação.
    Lembrando que a concentração começa as 15:30 hrs com a oficina da marcha.
    Vamos participar e celebrar nossa liberdade de expressão.

    http://www.youtube.com/watch?v=tukg_GA5Wng



    CARTA DE PRINCÍPIOS DA MARCHA DA MACONHA BRASIL

    A Marcha da Maconha Brasil é um movimento social, cultural e político, cujo objetivo é levantar a proibição hoje vigente em nosso país em relação ao plantio e consumo da cannabis, tanto para fins medicinais como recreativos. Também é nosso entendimento que o potencial econômico dos produtos feitos de cânhamo deve ser explorado, especialmente quando isto for adequado sob o ponto de vista ambiental.
    A Marcha da Maconha Brasil não é um movimento de apologia ou incentivo ao uso de qualquer droga, o que inclui a cannabis. No entanto, partilhamos do entendimento de que a política proibicionista radical hoje vigente no Brasil e na esmagadora maioria dos países do mundo é um completo fracasso, que cobra um alto preço em vidas humanas e recursos públicos desperdiçados.
    A Marcha da Maconha Brasil não tem posição sobre a legalização de qualquer outra substância além da cannabis, a favor ou contra. O nosso objetivo limita-se a promover o debate sobre a planta em questão e demonstrar para a sociedade brasileira a inadequação de sua proibição.
    A Marcha da Maconha Brasil tem como objetivo agregar todos aqueles que comunguem dessa visão, usuários da erva ou não, que desejem colaborar de alguma forma para que a proibição seja derrubada. Os que estão presos pelo simples fato de plantar a cannabis para uso pessoal são considerados presos políticos, assim como todos aqueles que estão atrás das grades sem ter cometido violência nenhuma contra ninguém, por delitos relacionados a esse vegetal que o conservadorismo obscurantista teima em banir.
    Para atingir os seus objetivos, a Marcha da Maconha Brasil atuará estritamente dentro da Constituição e das leis. Não abrimos mão da liberdade de expressão, mas também não promovemos a desobediência a nenhuma lei. Entretanto, reconhecemos que se a sociedade tem o dever de cumprir a lei elaborada e aprovada por seus representantes eleitos, os legisladores devem exercer a sua função em sintonia com a evolução da sociedade.
    Uma vez por ano, simultaneamente com o movimento internacional Global Marijuana March, a Marcha da Maconha Brasil organizará e convocará manifestações públicas pela legalização da cannabis. Além disso, também poderão ser organizadas outras atividades, tais como seminários, conferências e debates, inclusive em colaboração com outros grupos e movimentos, nacionais e estrangeiros.
    http://blog.marchadamaconha.org/carta-de-principios-da-marcha-da-maconha-brasil
    Veja tbm http://blog.marchadamaconha.org/carta-aberta-a-sociedade-brasileira

    ResponderExcluir